PRDS - PARDES : O POMAR E SEUS FRUTOS.
Um Pomar que representa dimensões.
o acróstico - PaRDeS - é uma palavra composta por quatro letras do Hebraico (PRDS) que juntas simbolizam o pomar.
Podem representar os níveis de meditação quanto ao grau de profundidade, análises e busca de respostas. Entretanto é necessário saber adentrar ao pomar e dele voltar, fato que muitas vezes é esquecido, tornando-se um caminho perigoso para os mais desatentos.
O Vivo é aquele sábio que adentra, colhe os frutos corretos e volta ao mundo real, ao fato. P'SHAT.
O Morto é aquele que adentrou à última instância - SOD - e não mais teve contato com a realidade, se perdeu em sua viagem.
O outro enlouquece, o Louco, está perdido na dimensão de D'RASH.
E o que se torna Herege é aquele que se intoxicou na dimensão de REMEZ.
Cada dimensão apresenta uma característica do fato, quanto mais distante do aparente e mais próximo do oculto mais dinâmica se torna a cena e muito mais carente de atenção para voltar com as respostas corretas às respectivas perguntas!
Como escrito num livro muito interessante que li:
"É importante conceber que o pensamento, que a visita a um PARDES, com a seriedade e o compromisso de encontrar uma resposta, é de ordem interativa. As respostas não estão em nenhum dos mundos de aparentes ou ocultos, mas na transitoriedade que estes instauram. Ou seja, as incursões pelo pomar resgatam os frutos-respostas mais adequados a uma dada questão num dado momento." Nilton Bonder - 1995
Posteriormente volto a documentar mais esta meditação.
Curti deveras! Bom demais aprender por aqui. Quero trocar figurinhas contigo sobre o alefato e a língua hebraica.
ResponderExcluirabração