Iniciando O Zohar

5 anos se passaram desde que comecei a ler e a conhecer a Torá.

Neste livro encontrei uma afirmativa a qual eu compartilhava: A existência de um Eterno Criador de tudo que existe, seja neste mundo ou em outros. Um Ser Supremo no qual podemos conhecer suas atribuições, porém é tão superior que não O podemos tangibilizar em sua totalidade.

Foi este Eterno, de acordo com a Torá, que, sendo a única existência, criou tudo após Ele.
Eu vejo assim também, e foi por isso que procurei saber mais, mediante o estudo desse registro.
A torá relata que Abraão, vivendo em uma época onde as sociedades humanas adoravam a elementos materiais como rios, sapos e também cósmos, Sol, Lua e estrelas, foi então que ele, Abraão, conheceu, visualizou, concebeu a idéia da existência do Eterno. Em meio a tantas denominações de deuses, Abraão viu e conheceu o Todo-Poderoso. É em virtude a afrmativas como esta, de que existe um único D'us Soberano, Eterno e Criador; as quais estão registradas na Torá, é que busco o conhecimento mais profundo nesta compilação.
Estou atualmente no processo em que iniciaria a terceira leitura da Torá, porém são tantas as meditações que me decorrem à mente que precisei parar por alguns dias, digerir uma série de insights para então novamente retornar à terceira leitura direta do livro.
Neste momento de pausa resolvi ir à Israel para talvez, lá, o Eterno me direcionar para novos conhecimentos ainda codificados no Pentateuco.

Sim, acredito que a Torá, uma vez sendo inspirada a Moisés pelo próprio Eterno, ela deva conter elementos de mensagens em outros níveis. Mensagens ainda codificadas, afinal estamos tratando de um caso literário em que o autor da inspiração é o Criador de todas as equações do universo. Dentro desde princípio significa afirmar que se é o próprio D'us que inspirou a Moisés a escrever a Torá, ela contenha conteúdos em outros níveis que confirmem toda a sua verdade.
Um exemplo claro disso seria citar o momento histórico-científico que a humanidade (Adam qnto Humanidade) está atualmente. Um momento histórico em que a tão evoluída ciência já descobriu que todo o universo começou com uma Luz. Um fenômeno nomenclaturado de Big-Bang.

Quando o Eterno inspirou a Moisés o registro de um Livro que falasse sobre Seus atributos e sobre Sua existência, há alguns milênios atrás, qndo ninguém imaginava sobre a história do cósmos, ele registrara que no princípio o Eterno inicia a criação com uma Luz:
" E disse D'us: Seja Luz! E foi Luz!" (Versículo 3 de BeRSHIT cap. 1)
Daí a idéia de que além do fato em sí registrado ou seja o texto, existem outros níveis de elementos codificados nesta obra.

Na busca por mais ciências confirmatórias sobre as verdades da Torá, cheguei até o Zohar, uma obra literária do séc. 13 onde Moisés de León formata a visão de mentes que acreditavam nesses códigos secretos da Torá. Uma obra muito interessante e útil para aqueles que buscam adentrar neste universo de sabedoria.

Comentários

  1. Nós, cegos, querendo esta luz. Quando estamos para ver algo vem esta luz que cega!
    Parabéns pelos estudos e aprofundamento da espiritualidade!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas