TECNOTOPIA


ORBITOWN
Esse foi meu o projeto do meu T.G., Trabalho de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Preferi então trabalhar o conceito do projeto embasado em um tema conhecido como Tecnotopia.

TECNOLOGIA UTÓPICA = TECNOTOPIA

A Tecnotopia trata de possíveis caminhos que podem alcançar determinados conceitos tecnologicos a partir da visão científica de uma determinada época em relação ao seu próprio futuro.
Um exemplo claro de produções tecnotópicas do nosso tempo são os filmes de ficção científica. Eles tratam de sua visão de futuro embasadas na ideia do que poderia ser gerado em momentos históricos posteriores aos atuais vividos e nos quais são concebidos e produzidos. Ou seja, é como propor uma idéia do que seria possível ter e viver daqui ha alguns anos mediante o que temos e conhecemos de ciência hoje. Mediante o fato cria-se então uma realidade plausível de existência. À essas criações expeculativas do futuro dá-se o nome de Tecnotopia.
Ao longo da história do séc XX {A Era da Proximidade ao Futuro [Os tão esperados ano 2000 por exemplo]} tivemos várias produções tecnotópicas. Projetos e produçõ tais que, por um lado refletem o momento histórico em que são criadas e por outro envolvem as idéias criacionistas que regem a ideia do futuro, qual servem de inspiração não somente àqueles que conscientemente as desenvolvem tecnologicamente como também "o caminhar" do inconsciente coletivo {me refiro aos que consomem inertemente essas idéias} somado a acontecimentos (variantes) pertinentes apenas ao momento histórico vivido (cada época tem as suas características intrínsecas), proporcionando assim, pelo menos ao meu ver, a construção de um futuro.
Como exemplos de grandes tecnotopistas do séc.XX podemos citar:

Os Metabolistas Japoneses- composto pelos arquitetos:Kiyonori Kikutake, Kisho Kurokawa, Masato Otaka, Fumihico Maki, Noburu Kawazoe; 
O Grupo ARCHIGRAM da década de 60, Guerra nas Galáxias  e Guerra nas Estrelas - Star Wars, Metropolis de Fritz Lang, Os Jetsons da Hanna Barbera e tantos outros que propõem projetos deliberadamente utópicos para o nível científico de sua época atual, porém que são plausíveis de ocorrerem em algum nível ainda que, isso seja uma visão pessoal, pois, à essa realidade devemos sempre considerar o "elemento dissonante" - aquele acontecimento que muda toda a perspectiva criada. 

A realidade geralmente se comporta de modo tangente ao proposto devido as variantes pertinentes à cada época que não estão sob o nosso controle e não temos como prevê-las. São como selos que são abertos apenas no momento histórico em que ocorrem.

Metropolis, por exemplo, uma produção cinematográfica de 1927 do austríaco Fritz Lang. A visão de futuro proposta ali continha o caráter histórico vivido { A sua proximidade com a Revolução Indsutrial do final do séc XIX onde humanos agora conviviam com máquinas} Aristrocatas versus operários escravizados por máquinas. 

É bom observar que a ideia de homens escravizados por máquinas, e por sua própria tecnologia, ainda persiste e eu tenho uma leve impressão que isso já estava predito a algum tempo mais falemos sobre isso posteriormente.

Voltando ao filme tecnotópico... O futuro proposto nessa obra se passa no Séc. XXI, alí não vemos Intercomunicadores ou viagens espaciais, vemos uma proposta de futuro terrestre, limitada aos avanços científicos daquela época. Não se imaginava, por exemplo, que 40 décadas à sua frente teríamos o homem pisando na lua. Uma variante importantíssima responsável posteriormente propunha viagens intergaláticas no futuro o que permitiu criações de futuro como Guerra nas Estrelas e Galáxias. Outro exemplo seria Os Jetsons com suas transmissões virtuais pelos monitores entre pessoas distantes e hoje compartilhamos uma vida social intensa mediante esses monitores-tela.

Esse é o universo da Tecnotopia. Propostas utópicas da tecnologia, porém, mediante ao que oferece a realidade naquele momento; é uma realidade do futuro plausível de acontecer.

O projeto ORBTOWN do T.G. é tecnotópico. 

Uma cidade em órbita da terra construída para 5 mil habitantes temporários. Criado em 2001, tinha como base de pesquisa a Estação Espacial Internacional desenvolvida pela Nasa. Assistindo ao Discovery acompanhei um especial na época que tratava desse projeto da estação ainda em construção. Me encantei com que já estávamos vivendo naquele momento e resolvi então partir para um projeto, não mais preso à face da terra, porém no espaço, em sua órbita.

Comentários

  1. Al principio no te entendi bien por que me parece que esta en portugues pero necesitaba ese concepto entonces copie o que dijiste lo pegue en google traductor y GRACIAS
    Saludos Mexico ,Lzzy Vengeance c:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas